Vida (Life, 2017) é um filme de ficção científica e terror no espaço, estrelado por Ryan Reynolds, Jake Gyllenhaal e Rebecca Ferguson, interpretando membros da estação espacial internacional, que está recebendo uma cápsula contendo amostras do solo de Marte, e possivelmente a primeira prova de vida extraterrestre.

O filme abre com um incrível plano sequência, mostrando a equipe se preparando para receber essa amostra. A cena não possui cortes aparentes, e serve para apresentar a diversidade da tripulação, e explorar os diferentes ambientes da nave num único take.

Vida (Life, 2017) | Filme de Terror 2017 - 1
David Jordan (Jake Gyllenhaal) e Miranda North (Rebecca Ferguson) em Vida (Life, 2017)

O clima claustrofóbico presente na abertura vai te acompanhar por todo o filme, nos compartimentos, salas e corredores, e o grande mérito vai para as técnicas de fotografia e computação gráfica. Esse confinamento ajuda também a entender melhor a relação dos tripulantes, e como cada um está lidando com a sua missão na estação espacial.

Ryan Reynolds faz um engenheiro americano bem babaca, tentando ser engraçadão e irritante, e isso funciona muito bem quando o ator precisa mudar o tom do personagem nas cenas de tensão, criando um contraste interessante. Já Jake Gyllenhaal faz o médico da equipe, e também o astronauta recordista de permanência na estação espacial, e os efeitos desse isolamento refletem muito bem no personagem. Temos Rebecca Ferguson fazendo uma oficial de quarentena, responsável pelos protocolos de segurança ao lidar com essa vida desconhecida. Outros personagens únicos são o piloto japonês, um biólogo cadeirante, e uma russa comandante da estação. O filme tem pouco espaço para aprofundamento dos personagens, mas quando o faz, é bastante simples e eficaz.

Vida (Life, 2017) | Filme de Terror 2017 - 2
David Jordan (Jake Gyllenhaal) em Vida (Life, 2017)

Tudo muda quando essa nova vida celular que eles resgatam começa a demonstrar sinais de inteligência, força, e outras propriedades imprevisíveis, que vai tornando a ameaça biológica muito real. Mais interessante ainda são os problemas que surgem, num roteiro realmente bem escrito, apesar das escolhas que servem apenas para elevar a tensão. O visual ajuda bastante na hora de contar essa história, com muitos detalhes em CG, trilha sonora e sonoplastia, tornando viva aquela ambientação e dispositivos.

Você vai se surpreender justo com a tripulação do filme, toda vez que a criatura encontra uma forma de se desenvolver e sair do controle, criando um grande suspense em muitos momentos do filme, e evoluindo com a escalada dos problemas.

VIDA | Trailer Legendado (pt-BR)

Mais importante, você vai se importa com os personagens, quando nos momentos de respiro temos uma construção bem sucinta e diversificada das suas personalidades.

Agora, enquanto algumas tiradas são bem inteligentes, outras são previsíveis, e até decepcionantes quando eles não usam o potencial total do que foi desenvolvido. Por exemplo, a criatura possui propriedades únicas que não são tão bem exploradas, ou apenas de forma muito superficial, e isso incomoda um pouco, principalmente na reta final. É possível encontrar opções mais interessantes para se concluir aquela historia.


Vida é um filme pra quem gostar de ficção científica, e um bom suspense com cenas assustadoras no espaço. O filme faz um papel incrível ao abraçar a temática, e com certeza você vai aproveitar melhor se assistir nos cinemas, como a maioria dos filmes espaciais. O final pode não te agradar tanto, mas ao menos é sincero e seguro, sem tentar reinventar a roda.

VIDA (Life) | CRÍTICA | Filme de Terror 2017 – Vídeo

Veja Também! – Filmes de Terror

Links da Hora do Terror

Twitter | Instagram | Facebook | Google+