Seja caindo no abismo, explorando mundos desconhecidos ou lutando contra uma raça alienígena, fizemos uma lista com os melhores filmes de terror que se passam em algum lugar do espaço. Buscamos filmes de diferentes épocas do cinema para mostrar também o que serviu de referência para a ficção científica moderna, e continua influenciando inúmeros filmes até hoje. Começando com:

10O Enigma do Horizonte (Event Horizon, 1997)

Um filme bastante conhecido por aqui, estrelado por Sam Neil e Laurence Fishburne, e dirigido por Paul W.S. Anderson, da franquia Resident Evil. Se passando em 2047, uma equipe de astronautas é enviada numa missão de resgate da nave Event Horizon, que reapareceu próxima a órbita de Netuno após ter desaparecido num buraco negro. Enquanto a equipe de resgate procura vestígios do que aconteceu com a tripulação, eles descobrem que algo a mais acabou retornando com a nave. Apesar das críticas negativas no lançamento e a produção conturbada, o filme foi ganhando fãs ao longo dos anos, e muito se especula da versão do diretor, com cenas adicionais e finais alternativos.

9XB: Galáxia Proibida (Forbidden World, 1982)

XB: Galáxia Proibida, ou Forbidden World no original, se passa num futuro distante no planeta Xarbia, onde um grupo de cientistas de elite criou um ser modificado geneticamente, com o intuito de prevenir uma crise alimentar em escala galática. Mas é óbvio que o experimento dá errado e a criatura começa a comer as pessoas, e também a mudar sua estrutura genética. Um filme que tentou pegar a onda de Alien em 82, adicionando cenas de sexo e nudez, efeitos especiais baratos e uma trilha sonora duvidosa. Ganhou inclusive um péssimo remake de 91 com o nome Dead Space. Apesar dos problemas, o filme foi conquistando fãs de ficção científica no espaço do tipo exploitation, e é divertido o suficiente pra entrar na nossa lista.

8Força Sinistra (Lifeforce, 1985)

Do diretor Tobe Hooper (Massacre da Serra Elétrica) vem essa pérola de 85, baseado no livro de Colin Wilson de 76. O nome original é The Space Vampires, então você já sabe o que acontece quando uma equipe europeia de astronautas vai explorar o cometa Halley, e acaba encontrando humanoides em estado de suspensão numa nave alienígena. A equipe acaba trazendo três deles para serem estudados na terra, e logo descobrem que são uma espécie de vampiros. Agora a cidade de Londres precisa lutar contra uma horda de sanguessugas espaciais que começaram a transformar os habitantes em zumbis. Foi um dos três filmes dirigidos por Hooper num contrato com a Cannon, após ele ter feito Poltergeist com Steven Spielberg, e é muito reconhecido pelos efeitos especiais na época.

7A Ameaça do Outro Mundo (it! The Terror from Beyond Space, 1958)

Eu realmente gosto dessas produções em preto-e-branco, pessoas fantasiadas de monstros e nomes espalhafatosos, e essa produção independente de 58 não decepciona. No futuro próximo de 1973, acompanhamos a equipe que vai participar da segunda missão até marte, pra descobrir o que aconteceu com a primeira expedição. Chegando lá, eles encontram um único sobrevivente, que afirma que toda a tripulação foi morta por uma criatura marciana. Ninguém acredita no indivíduo, até que no caminho de volta pra Terra, descobrem que a criatura entrou na nave de forma clandestina, e agora a vida de todos está ameaçada. Foi um dos filmes que inspiraram o roteirista de Alien em 79, e considerado um dos melhores filmes de ficção espacial da década de 50.

6Planeta dos Vampiros (Planet of the Vampires, 1965)

Mais um filme que mistura vampiros com o espaço, mas agora dirigido por Mario Bava, grande nome da era de ouro dos filmes de terror italiano, responsável por criar o gênero Giallo e também os filmes slashers. Ainda vamos ter um episódio só sobre esse diretor aqui no canal. Baseado no conto italiano “Uma noite de 21 horas”, a história segue duas naves gigantes que atendem a um chamado de emergência de um planeta numa região desconhecida, mas acabam colidindo em sua atmosfera. É quando uma raça alienígena começa a controlar o corpo de uma das tripulações, e a usar os corpos reanimados para matar os outros sobreviventes, assim tentando encontrar uma forma de fugir de seu planeta que está morrendo. É considerado um dos maiores influenciadores na narrativa, e também do design visual dos filmes Alien e Prometheus, de Ridley Scott.

5As Crônicas de Riddick: Eclipse Mortal (Pitch Black, 2000)

Quem diria que um filme de ação com Vin Diesel apareceria aqui numa das nossas listas, num filme que rendeu uma franquia com o personagem depois. Uma nave comercial que transporta o prisioneiro Richard B. Riddick, acaba sendo danificada por detritos de um cometa, e precisa fazer um pouso de emergência num planeta deserto. O que eles não sabiam, é que o planeta é infestado por criaturas assassinas que vivem no escuro do subterrâneo. Agora os sobreviventes precisam encontrar uma forma de escapar do planeta, pois descobriram que um eclipse com duração de um mês está para acontecer. Uma série de jogos e filmes surgiram a partir do anti-herói Riddick, sendo o último lançado em 2013

4Prometheus (2012)

Prequel de 2012 do filme Alien, estrelado por Noomi Rapace, Michael Fassbender e Charlize Theron. Apesar de se passar no mesmo universo de Alien, o filme possui uma atmosfera própria que foca na figura dos criadores, uma raça alienígena que é apontada como responsável pela criação da vida na Terra. Uma equipe de pesquisadores encontra um mapa estelar entre diferentes artefatos das civilizações antigas, e seguem em expedição para um planeta desconhecido, acreditando ser a fonte da humanidade. Mas o que acabam encontrando é uma ameaça que pode ser responsável pela extinção dos humanos. Filmado em 3D, foi um grande sucesso das bilheterias, se tornando o 7º filme de terror mais rentável até o momento, e agora aguardamos a sequência, Alien: Covenant, que estreia no dia 18 de maio de 2017.

3Vida (Life, 2017)

Estrelado por Jake Gyllenhaal, Rebecca Ferguson e Ryan Reynolds, e apesar de estrear só no dia 20 de abril de 2017, já coube no nosso 3º lugar. Uma equipe na estação espacial internacional consegue recuperar uma capsula vinda de Marte, contendo a primeira evidência de vida extraterrestre. Conforme a equipe executa alguns experimentos, eles não conseguem prever a rápida evolução do organismo, que possui inteligência excepcional, e agora ameaça a vida de todos os tripulantes. Eles precisam encontrar uma forma de deter a criatura no espaço, ou simplesmente impedir que ela chegue a Terra. Destaque pros efeitos especiais incríveis e ótimas atuações, mas algumas decisões da história podem não te agradar muito. Assista nossa crítica completa do filme nesse link.

2Sunshine: Alerta Solar (Sunshine, 2007)

O ano é 2057, por algum motivo nosso sol está se apagando, e um time de astronautas é enviado com uma segunda missão de reascender a estrela, jogando uma superbomba de fissão nuclear. Mas as coisas não saem exatamente como planejado, e uma falha coloca em risco toda a operação. Eles agora precisam encontrar uma forma de entregar a bomba, entender o que aconteceu com a primeira nave, enquanto lutam pela sobrevivência e pela sanidade. Com um super elenco de diferentes nacionalidades, Sunshine é um filme memorável principalmente pelo suspense e reviravoltas, explorando ciência e religião, e uma reta final muito alucinante.


Em nosso primeiro lugar, eu fui obrigado a dar um empate entre dois filmes da mesma franquia. É óbvio que eu to falando de Alien e a sua sequência Aliens.

1Alien: O Oitavo Passageiro (Alien, 1979) & Aliens: O Resgate (Aliens, 1986)

Em 1979, Ridley Scott marcou a história do cinema ao nos apresentar a história da nave cargueira Nostromo, que atende a um chamado de emergência num planeta desconhecido, e logo sua equipe acaba encontrando uma forma de vida alienígena que ameaça todos a bordo. Filme que catapultou a carreira da atriz Sigourney Weaver como a protagonista Ellen Ripley, ele foca muito mais no suspense e terror do que os outros filmes da franquia. O alienígena assustador é revelado aos poucos, conforme os tripulantes da nave vão sendo mortos um a um, com direito a algumas reviravoltas. Os efeitos práticos são tão incríveis, que justificou o Oscar de efeitos especiais em 1980. Alien influenciou toda uma geração de diferentes conteúdos no espaço, e criou uma franquia que inclui livros, quadrinhos, games e brinquedos, e a sua continuação Aliens de 1986.

Após meio século hibernando, Ripley é finalmente resgatada para poder relatar o horror que passou no primeiro filme. O que ela não imaginava, é que aquele mesmo planeta onde ela encontrou a criatura, foi recentemente habitado por um grupo de colonizadores. Prevendo o pior após saber da falha de comunicação com a colônia, Ripley se reúne com um grupo de militares na missão de buscar os sobreviventes, e enfrentar hordas de alienígenas. Essa continuação dirigida por James Cameron apresenta um foco muito maior na ação, e assim divide a opinião dos fãs sobre qual seria o melhor filme da série. Ele também aprofunda o papel de Ripley, sua relação com a filha, e finalmente o encontro com a Alien Mãe. Ele levou os Oscars de Edição de Som e Efeitos Visuais em 1987, e oito Saturn Awards. É até hoje considerado um dos melhores filmes do gênero, e o favorito de muitas pessoas.

Mas eu queria saber de você, qual filme de terror no espaço é o seu favorito dessa lista, e se faltou algum outro filme que mereceria aparecer por aqui, como Pandorum, Infectados ou mesmo Star Crystal. Sabemos que existem filmes d suspense no espaço que mereciam uma lista própria, então nos diga ali nos comentários, e aproveite pra assistir o vídeo no YouTube que fizemos nessa lista!

Top 10 Filmes de Terror no Espaço | Vídeo

Veja Também! – Filmes de Terror

Links da Hora do Terror

Twitter | Instagram | Facebook | Google+