Sete Ossos e Uma Maldição é um livro infantojuvenil de terror, reunindo 10 histórias da autora Rosa Amanda Strausz. A última edição foi publicada pela editora Global em 2013, e eu recebi uma cópia da própria autora para esta resenha.

Muitas pessoas acabam me pedindo um livrinho de terror de recomendação para quem está começando, seja para o filho, neto ou sobrinho, e esse livro parece ser o começo ideal. São 108 páginas separadas por histórias de fácil leitura, que podem ser lidas rapidamente e aproveitando melhor o formato.

Os temas apontam geralmente para o sobrenatural, incluindo possessões, fantasmas, objetos mal-assombrados, segredos de família, entre outros. Nada realmente muito explícito, com violência ou sangue, mas possui reviravoltas chocantes o suficiente pra ficar na sua imaginação, muitas vezes com resoluções macabras.

A escrita não poderia ser melhor, demonstrando por que a autora se destaca de verdade nesse gênero. Não há sobras, tornando as histórias fluídas e uma leitura prazerosa. Cada conto também possui uma ilustração do artista Ricardo Cunha Lima, que complementa bem o formato do livro.

Gostaria de destacar duas histórias. O primeiro se chama “Crianças à Venda, Tratar Aqui”, sobre uma mãe na pobreza vendendo seus filhos para dar uma condição de vida melhor para eles, mas algo acaba macabro acontece com um dos seus últimos filhos. O outro conto é “Os Três Cachorros do Senhor Heitor”, sobre a morte de uma criança numa cidade pequena, e seus amiguinhos resolvem fazer o trabalho da polícia de investigar.

A única coisa que me incomodou um pouco foi que algumas histórias deixam o desfecho aberto demais. Pode funcionar melhor para quem está começando a explorar o gênero, mas para leitores com experiência em filmes, livros e histórias, acaba não sendo muito eficaz toda essa abertura, e mais pistas sobre as possibilidades poderia ajudar um pouco.

Isso não tira o valor do desenvolvimento das histórias, com personagens fáceis de se conectar e imaginário criativo. Sete Ossos e Uma Maldição é definitivamente um dos melhores livros infantojuvenis de terror disponíveis por aqui, e uma ótima recomendação para esse público específico.

Sete Ossos e Uma Maldição | Crítica em Vídeo

Links Relacionados

Veja Também!

Links da Hora do Terror

Twitter | Instagram | Facebook | Google+