Provavelmente o mundo não tinha medo de tubarões até o ano de 1975, quando Steven Spielberg lá no início da carreira resolveu lançar um filme de verão, sobre um tubarãozinho que faz de refém a ilha Amity. Mal o jovem Spielberg podia saber que Tubarão (Jaws, 1975) impulsionaria a indústria hollywoodiana e iniciaria o modelo de “block busters”, recebendo um lançamento nos EUA em 450 cinemas, o que pra época foi uma grande novidade.

Tubarão fez tanto sucesso que originou 3 sequências, diversas cópias, e também um novo nicho de filmes que exploram ameaças naturais, principalmente utilizando o tubarão como vilão principal. Pesquisando uma tonelada desses filmes , é óbvio que a gente vai encontrar ótimas opções como Do Fundo do Mar (Deep Blue Sea, 1999) com Samuel L. Jackson, Isca 3D (Bait 3D 2012) e Águas Rasas (The Shallows, 2016), mas também descobre que surgiram um monte de filmes bizarros. Aqui segue um resumo com 22 deles:

1Sand Sharks (2012)

A história se repete em diversos filmes do gênero, mas basicamente houve um terremoto que liberou uma espécie pré-histórica de tubarões que nadam na areia. O filme conta com todos os elementos clássicos: garotas de biquini, pessoas correndo do mar e cenas bizarríssimas de tubarão nadando pela areia.

2Avalanche Sharks (2015)

Um cara desatento andando de snow board acaba provocando uma super avalanche, e acaba desenterrando um tubarão pré-histórico que, adivinha, nada na neve. É eu sei. Além disso essa avalanche isola o acampamento onde está acontecendo esse concurso de snowboard. Eles aproveitam pra fazer também um concurso de biquini na neve, por que não?

3Sharknado (2013)

Se existe uma forma interessante dos tubarões tomarem os céus, eu acho que Sharknado acho a forma correta. Você deve ter percebido que os títulos vão deixando muito óbvio o plot dos filmes, e pouca explicação é necessária pra cada um deles. Nesse um tornado passa por um cardume de tubarões, e leva essa chuva de predadores aquáticos lá pra Los Angeles. As cenas são maravilhosas. Produzido pela SyFy pra televisão, ele fez tanto sucesso que desencadeou outras sequências, inclusive nosso 4º filme da lista.

4Sharknado 2: The Second One (2014)

O protagonista do 1º filme, querendo promover um livro de como sobreviver a tornados infestados de tubarão, vai até Nova Iorque pra fazer o lançamento dele. É óbvio que sua chegada leva também a chuva para lá, e agora ele precisa salvar a Big Apple desse apuro. Convenhamos que esse cara merecia uma medalha de honra, e é exatamente o que acontece no 3º filme da série, e por acaso é o nosso 5º filme da lista.

5Sharknado 3: Oh Hell No! (2015)

Dessa vez, Fin e April estão em Washington para receber a medalha de honra do presidente pelos serviços prestados, e onde esse cara vai acaba levando a chuva de tubarões com ele, mais especificamente em direção a casa branca. Agora só resta ao nosso herói para proteger o presidente e ao futuro dos Estados Unidos.

6Sharknado 4: The 4th Awakens (2016)

Aqui a franquia passou dos limites outra vez. Tornados de tubarão pegando fogo, elétrico, com raios, robôs de combate, super motosserra, e tantas cenas que não fazem o menor sentido, que é preferível você assistir o trailer pra pegar uma ideia completa do tom do filme.

7Ghost Shark (2013)

https://www.youtube.com/watch?v=53DQ4rpAlQc

Bem, já foi areia, neve, ar, o que tá faltando? Nesse mundo físico não existe mais nada, mas no além com certeza tem um espacinho pro nosso vilão aquático favorito. A história de Ghost Shark começa com um pescador profissional pegando um peixe pra competição, e um tubarão branco acaba levando esse peixe. Puto da vida, esse pescador e sua filha resolvem se vingar do tubarão, não só matando o pobre animal, como também torturando de forma bem grosseira. Assim que o tubarão encontra o fundo do mar, ele é revivido e ganha a habilidade de surgir em qualquer meio d’água, como a privada, ou um copo d’água. Assista e tire suas próprias conclusões.

8Ghost Shark 2 (2015)

Sem ter nenhuma relação com o filme anterior, Ghost Shark 2 se passa na época de campanha eleitoral numa cidadezinha lá da Nova Zelândia, onde o prefeito começa a perceber que diversas pessoas aparecem mortas na cidade. É óbvio que isso é um caso clássico de tubarão fantasma, e por isso se junta com um caçador de tubarões fantasmas profissional pra poder manter a sua candidatura firme e forte. Se você acha que um tubarão fantasma não é o suficiente pra te colocar medor, tudo bem por que a gente pode melhorar a situação sobrenatural com uma possessão demoníaca com tubarão, no nosso 9º filme.

9Shark Exorcism (2015)

Quando uma freira satanista fica puta e consegue invocar Satanás num tubarão, é óbvio que precisamos de um padre pra exorcizar essa ameaça. Computação gráfica horrorosa, garotas gostosas de biquini e baixo orçamento são elementos presentes pra carimbar o filme nesse estilo, garantindo a fórmula para Shark Exorcist.

A gente já falou de diversos habitats naturais e não naturais que o tubarão pode amedrontar, matar suas vítimas, e chegou a vez de falar do próprio tubarão, suas versões e modificações genéticas. Começando com o 10º filme da nossa lista:

10Sharkman (2005)

Um grupo de cientistas desinformado vai até uma ilha no pacífico pra poder analisar experimentos que um médico estava desenvolvendo, buscando a cura pro seu filho com cancer. Esses experimentos manipulam e misturam células tronco humanas com as de um tubarão, e você já sabe o que acontece, o nascimento de Sharkman!

11Dinoshark (2011)

Não é exatamente uma mutação, mas algo parecido com outros filmes. Dinoshark se liberta das geleiras da Antártica por causa do aquecimento global, e é óbvio que 3 anos depois o filhote cresce e começa a atacar os seres humanos, nesse CG maravilhoso, lindo, uma obra de arte. Assista ao trailer acima.

12Supershark (2011)

Agora a mutação vem por toxinas, fazem com que o tubarão fique superdesenvolvido e obviamente ameaçando todas as pessoas. O que chama a atenção nesse filme, apesar dos efeitos pobres que você pode ver no trailer, é que ele luta com um robô do exército numa cena brilhante, maravilhosa. Depois de um tempo assistindo esse gênero a gente ganha um refinamento pro gosto nesses filmes.

132-Headed Shark Attack (2012)

Se o elemento que causa o terror do tubarão é a sua grande mandíbula, esse filme traz o terror em dobro. Não tem muito o que dizer, o grande lance é que além dessa mutação de um tubarão com duas cabeças, um grupo de jovens teve seu barco afundado e precisa resistir num banco de areias, e receber ajuda antes que a maré suba.

143-Headed Shark Attack (2015)

Repetindo a fórmula, se você achou que com 2 cabeças ainda cabia mais uma, tentaram empurrar um pouquinho ali e encaixaram a terceira cabeça. Eu nem tenho mais o que dizer, só assiste o trailer acima.

15Sharktopus

Você achou que não dava pra ficar mais bizarro mas se enganou outra vez. Em busca de criar uma nova arma biológica, o exército dos EUA mistura os genes do tubarão com uma lula gigante, criando uma máquina de guerra. É óbvio que eles acabam perdendo o controle do bicho, então o Sharktopus fica solto e muito puto com toda a humanidade. Mais uma referência de computação gráfica, que gerou diversas continuações.

16Sharktopus vs Pteracuda (2014)

Vamos trazer o monstro do filme anterior pra lutar com o Pteracuda, mistura de pterodáctilo com barracuda, quando um cientista tenta criar uma nova arma biológica no melhor estilo Jurassic Park. O problema é que esse cientista perde o controle quando um hacker invade o sistema neural do animal, que é controlado por circuitos, com o objetivo de vender essa nova arma pelo maior preço no mercado negro. Até que ele derrama café no computador e o Pteracuda fica solto. Não entremos em pânico por que o governo dos EUA, lembrando daquela história toda, tinha guardado os filhotes de Sharktopus pra essa ocasião.

17Sharktopus vs Whalewolf (2015)

É lógico que com essa pegada meio Godzilla pra colocar um monstro épico lutando com outro, eles pegaram uma mistura de orca com lobo e fizeram mais um da franquia. Cara, é uma orca com lobo. Nada mais a dizer.

18Megashark vs Giant Octopus

Já no ano de 2009 você já tinha um outro tipo de duelo entre monstros absurdos, que era o Megalodon contra outros monstros pré-históricos. A série tentou utilizar animais que realmente andaram pela terra, e se estabeleceu como uma outra franquia de filmes de tubarão.

19Megashark vs Crocosaurus (2010)

Mais uma produção do Mega Shark, mais um monstro pré-histórico. Ao menos aqui a gente começa a ver um bicho de água doce contra outro de água salgada. Quem estou tentando enganar? A coisa toda só fica realmente interessante no próximo filme.

20Megashark vs Mecha Shark (2014)

Foi quando o governo americano ficou puto e resolveu construir seu próprio tubarão pra bater de frente com esse Megalodon maluco, o Mecha Shark rouba inspiração do Mecha Godzilla e aqueles filmes japoneses de monstro gigante, mas infelizmente utilizam computação gráfica ao invés de alguém com uma roupa de borracha.

21Megashark vs Kolossus (2015)

A franquia fica realmente muito bizarra quando o Mega Shark luta contra Kolossus. A história é que o governo Russo, buscando uma nova fonte de energia limpa, acaba despertando um robô gigante da época da guerra fria que vai trazer o fim pra humanidade. Possui cenas no Rio de Janeiro, se você perceber no trailer, e explora a criatividade da equipe de computação gráfica.

Agora, sei que você essa lista é muito pra sua cabeça, mas deixamos o melhor para o final. Lá vem:

22Sky Sharks (2017)

Um grupo de geólogos faz uma exploração na Antártida, e descobrem um laboratório nazista que fazia experimentos misturando tecnologia com magia negra. Uma das criações nazistas dessa galera que estava congelada era, nada mais nada menos, que naves feitas com tubarões carregando mísseis. É óbvio que pra controlar esses tubarões precisam de pilotos, que por acaso são nazistas da 2ª guerra numa versão zumbi super soldado, pronto pra lutar e detonar com a humanidade. Apesar de estar com a produção atrasada, nós já fomos agraciados com esse trailer maravilhoso.

É… é.. Eu sei que é um mundo novo de tubarões e coisas inacreditáveis, mas por favor comente se faltou algum outro filme, e qual desses é o seu favorito. Espero que você tenha se divertido até aqui tanto quanto eu fazendo essa pesquisa, e por favor aguarde a parte 2.

Tubarão | Referências

Tubarão | Veja Também

Encontre a gente!

Facebook | Twitter | Google+ | Inscreva-se no Canal!