Se por um lado as máscaras do Jason não mudaram tanta coisa ao longo de 30 anos da franquia Sexta-Feira 13, não dá pra dizer o mesmo das armas que ele usou pra matar as suas vítimas. Diferente do Freddy Krueger que usava a luva, e o Leatherface com sua motosserra, o Jason não se limitava a machete, facas, espetos e as próprias mãos, sempre vindo com uma solução improvisada e cada vez mais criativa. Por isso a gente resolveu listar as 15 armas mais legais do Jason, só avisando que teremos spoilers das mortes, mas se você não liga então é só continuar assistindo.

1Quebrador de Gelo (Alice, Sexta-Feira 13 Parte 2)

Logo em seu primeiro assassinato na Parte 2, Jason dá um fim a protagonista do primeiro filme, Alice, usando um quebrador de gelo. Essa arma só aparece de novo num sonho durante a parte 5, mas serviu de base para outras armas perfurantes, como chaves de fenda, barras de ferro, foices, e a nossa segunda arma.

2Agulha de Tricô (Edna, Sexta-Feira 13 Parte 3)

Lá na Parte 3, Edna só queria terminar o casaquinho com suas agulhas de tricô, mas ficou preocupada com seu marido e foi dar uma olhadinha pra ver por que ele estava demorando. Quem diria que tricotar seria um hobby tão mortal na mão do Jason, e acabou sobrando pra dona Edna.

3Tesoura de Jardinagem (Tina, Sexta-Feira 13 Parte V: Um Novo Começo)

A terceira arma faz uma provável homenagem ao filme Chamas da Morte (The Burning, 1981), quando Jason utiliza uma tesoura de jardinagem para cegar a menina Tina, quando ela tava bem a vontade esperando o namorado.

4Cinto de Couro (Eddie, Sexta-Feira 13 Parte V: Um Novo Começo)

E quando seu namorado Eddie volta, foi vitima da nossa próxima arma da lista. Não tem como o Jason não ter se preparado pra isso, pois ele prende o jovem com uma fita ou cinto de couro, e torce do outro lado da árvore até esmagar sua cabeça. No final a gente descobre que era o Roy fazendo essas vítimas.

5Saco de Dormir (Judy, Sexta-Feira 13 Parte VII: A Matança Continua)

Uma das mortes mais marcantes é a da Parte 7, a matança continua, quando Jason prende Judy em seu saco de dormir, e bate com ela na árvore. Foram várias porradas, mas a censura da época só deixou mostrar uma. Felizmente, essa cena foi homenageada no Jason X durante uma simulação de computador bastante exagerada, e também no remake de 2009, quando a personagem Amanda é pendurada numa fogueira, dentro do seu saco de dormir.

6Sinalizador de Estrada (Vinnie, Sexta-Feira 13 Parte V: Um Novo Começo)

Na parte 5, Roy começa sua matança como Jason já em grande estilo, quando aborda Vinnie parado no meio da estrada, e resolve dar um fim nele acendendo um sinalizador. Outra morte marcante da franquia.

7Corneta de Plástico (Kate, Sexta-Feira 13 Parte VII: A Matança Continua)

Na parte 7, Jason também improvisa com o que estiver por perto, e após matar o namorado de Kate, utiliza uma corneta de plástico que ele estava segurando para enfiar no olho da garota, mostrando como até um objetivo que deveria quebrar facilmente, acaba virando uma arma na mãos do vilão.

8Aparador de Grama (Dr. Crews, Sexta-Feira 13 Parte VII: A Matança Continua)

Agora, se a gente puder abstrair a lógica só um pouquinho, no mesmo filme temos a cena onde o Jason persegue o Dr. Crews no meio da floresta, ele durou bastante no filme né. Então o Jason quer valorizar essa morte, e aparece com um aparador de gramas, desses movidos a gasolina. De onde ele tirou a arma não dá pra saber, mas é uma das cenas mais memoráveis do filme.

9Serrinha Cirúrgica (Axel, Sexta-Feira 13: O Capítulo Final)

No capítulo final, quando Jason acorda no hospital pra colocar o terror no ambulatório, o personagem Axel estava todo distraído vendo alguns vídeos de exercícios aeróbicos, quando tem sua garganta cortada por uma Serrinha Cirúrgica. Depois o vilão finaliza girando sua cabeça para trás, num ótimo efeito prático de Tom Savini para o filme.

10Guitarra Elétrica (J.J. Sexta-Feira 13 Parte VIII: Jason Ataca Nova York)

Na parte 8, onde Jason Ataca Nova Iorque, a gente passa a maior parte do filme ainda dentro do barco, onde acontecem algumas mortes bem memoráveis, como a da J.J., que estava toda empolgada com a sua guitarra, mas o Jason não curtiu muito a música, e usou o instrumento para outra coisa. O corpo dela ainda reaparece depois no filme.

11Pedra Quente de Sauna (Boxer, Sexta-Feira 13 Parte VIII: Jason Ataca Nova York)

Logo depois, o Jason só quer relaxar um pouco de toda essa matança, e acaba dando uma passadinha lá na sauna do barco. Mas opa, já estava ocupada, e ele não curte muito a companhia, então acaba usando uma das pedras quentes para dar um fim ao personagem Boxer.

12Nitrogênio Líquido (Adrienne, Jason X)

Jason X teve muitos e muitos problemas, mas ao menos uma das mortes realmente foi bem executada, quando o vilão acorda no futuro e usa um tanque de nitrogênio líquido para congelar Adrienne, quebrando seu rosto logo em seguida na mesa.

13Arco e Flecha (Nolan, Sexta-Feira 13 Reboot)

Apesar de ter atirado com outras arma antes, é só no reboot de 2009 que Jason utiliza um arco e flecha pela primeira vez, provando a extrema força e precisão ao matar Nolan em um barco em movimento. Esse super poder também fica evidente na parte 6, quando ele mata o oficial Thornton com um dardo.

14Machete Flamejante (Shack, Freddy X Jason)

E lá no filme Freddy Vs Jason sua mira continua muito boa, mesmo que ele esteja em chamas. É nessa ocasião que temos uma das variações mais legais da sua Machete, com ela pegando fogo, arremessada contra o personagem Shack. Antes de apagar as chamas, ele ainda aproveita para fazer mais algumas vitimas.

15Coração (Coroner, Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira)

E a última arma, se é que eu posso chamar assim, é do filme Jason Vai para o Inferno, quando eles conseguem capturar finalmente o vilão. Mas isso não impede que as sobras de Jason sejam tão mortais quanto ele inteiro. O legista Coroner é seduzido pela intenção demoníaca do coração do nosso vilão, e acaba devorando o órgão pulsante, sendo assim possuído pela alma insaciável do vilão, carregando seu legado.


É óbvio que pra cada guitarra e corneta, a gente tem mais de uma dúzia de mortes por machete, então alguns números da franquia Sexta-Feira 13:

  • No total foram 204 mortes em 12 filmes, dando uma média de 17 mortes por filme.
  • 44 dessas foram com a Machete
  • 35 Impalamentos, usando estacas, lanças, entre outros.
  • 32 Com as próprias Mãos, sufocamento, bater contra a parede, quebrar pescoço, coluna e etc.
  • 17 Facadas das mais diversas.
  • Somente em 2 filmes que Jason mata exatamente 13 personagens, sendo o Reboot de 2009, e no 4o filme da série, o Capítulo Final.
  • Nesse, ele também não mata ninguém usando sua icônica Machete, apesar de morrer por ela.
  • Cerca de 8 personagens foram mortos pelos mocinhos, e não pelo Jason.
  • 2 Filmes com mais mortes são o Jason X e o Jason vai Para o Inferno, ambos com 24 mortes.

E aí, você curtiu a lista de arms? Faltou alguma que é uma das suas preferidas. Diz pra gente aqui nos comentários, e também qual o próximo vilão que precisa aparecer aqui no canal.

15 Armas do Jason | Sexta-Feira 13 – Vídeo

Veja Também!

Links da Hora do Terror

Twitter Instagram | Facebook | Google+