Existem mães que maltratam, manipulam, e até assassinam, mas também que são capazes de qualquer coisa pra proteger seus filhos. Qualquer coisa. Vamos aproveitar o “Dia das Mães” pra listar algumas das mais memoráveis dos filmes de terror, só avisando que teremos alguns spoilers dos filmes citados, beleza?

1Margaret White (Carrie A Estranha, 1976)

Piper Laurie como Margaret White em Carrie A Estranha (1976)

É verdade que mãe a gente não escolhe, e apesar dos filhos serem concebidos com amor, algumas crianças acabam sendo vistas como fruto do mais terrível pecado. Levando o significado bíblico um pouco além, temos a fanática religiosa Margaret White com seus discursos e métodos um pouco extremos, tanto na versão original de Carrie a Estranha em 1976, quanto no remake de 2013. Apesar de toda a miséria dessa família, são esses maus-tratos que ajudam Carrie a desbloquear seus poderes telecinéticos, que depois consegue se vingar de tantos anos de humilhação.


2Sra. Loomis/Debbie Salt (Pânico 2, 1997)

Laurie Metcalf como Sra. Loomis / Debbie Salt em Panico 2 (1997)

Pânico 2 é uma sequência muito interessante, não só por ter um filme dentro do filme, falando dos acontecimentos do primeiro Pânico, como também um assassino imitando outro e uma mãe vingativa. Temos Debbie Salt, que aparece no filme como uma repórter local, mas no final, é uma das pessoas por trás dos assassinatos, revelando que é na verdade a Sra. Loomis, mãe do serial killer do primeiro filme, e está buscando vingança contra nossa heroína. Nessa sequência a gente aprende uma dica valiosa: Se você achar que o vilão está morto, atire de novo só pra garantir.


3Ellen Ripley (Aliens: O Resgate, 1986)

Sigourney Weaver como Ellen Ripley em Aliens: O Resgate (1986)

Apesar de não ser explorado no primeiro, a continuação Aliens, na versão do diretor, explora bastante o lado mãe da nossa heroína Ellen Ripley. Após ter dormido por 57 anos, ela descobre que sua filha morreu de velhice enquanto dormia. Isso ajuda na conexão que a personagem tem com a menininha Newt, e também no seu embate final com a Alien Mãe. Um jogo de survival-horror se passando entre os dois filmes, onde você controla a filha Amanda Ripley, foi lançado em 2014, e mostra a busca pela mãe após os eventos do primeiro filme. Não esqueça de assistir nossa crítica do Alien Covenant, que chegou nos cinemas em 2017.


4Beverly Sutphin (Mamãe é de Morte, 1994)

Kathleen Turner como Beverly Sutphin em Mamãe é de Morte (1994)

Um dos filmes que passavam na TV e definitivamente marcou a infância de muita gente, é o Mamãe é de Morte, ou no original, Serial Mom. Uma mistura de comédia e terror, parodiando a esposa perfeita, mãe adorável, que acaba matando algumas pessoas quando tem uma oportunidade. Um filme de humor negro com algumas reviravoltas, ótimos efeitos práticos e pegada slasher, mas você pode sentir que o filme vai um pouco longe demais em certos momentos. Mesmo assim vale a pena assistir e descobrir se Beverly Sutphin é realmente uma mamãe serial killer.


5Erica Sayers (Cisne Negro, 2010)

Barbara Hershey como Erica Sayers em Cisne Negro (2010)

As vezes você não percebe o terror em certos filmes de drama e suspense, mas muita da paranoia de Cisne Negro é ativada pela mãe da nossa protagonista interpretada por Natalie Portman. A atriz Barbara Hershey faz um trabalho incrível como Erica Sayers, mostrando uma bailarina que abandonou a carreira para cuidar de sua filha, e a partir daí, acaba vivendo seu sonho através da jovem, ignorando toda a pressão psicológica que ela já está passando. É óbvio que isso resulta num relacionamento nem um pouco saudável, o que ajuda a trazer certos conflitos, e a elevar a pressão na protagonista até a reta final do filme.


6Rosemary Woodhouse (O Bebê de Rosemary, 1968)

Mia Farrow como Rosemary Woodhouse em O Bebê de Rosemary (1968)

Se for pra falar sobre mães dos filmes de terror, é praticamente impossível não lembrar de O Bebê de Rosemary. Após engravidar misteriosamente, Rosemary Woodhouse começa a se preocupar com vizinhos peculiares e eventos estranhos em seu entorno. Com o tempo, toda essa preocupação com a segurança de seu filho se desenvolve numa paranoia, e o filme transmite isso de forma impecável. Um mega suspense, terror psicológico e sobrenatural, que te causa medo da forma correta, as vezes só com as possibilidades, sem a necessidade de um barulho alto bem na sua cara.


7Grace Stewart (Os Outros, 2001)

Nicole Kidman como Grace Stewart em Os Outros (2001)

Outra atuação incrível num filme de terror, é a da Nicole Kidman no filme Os Outros. Grace Stewart é uma mãe católica que cuida de seus dois filhos numa casa remota, em 1945. As crianças possuem uma doença incomum e são extremamente sensíveis ao sol, obrigando a família a morar numa casa escura e cheia de regras. Após a chegada de alguns novos funcionários, eventos cada vez mais estranhos começam a acontecer, até termos indícios de uma verdade bastante sombria. Outro filme de suspense e terror sobrenatural obrigatório na nossa lista de recomendações.


8Amelia Vannick (O Babadook, 2014)

Essie Davis como Amelia Vannick em O Babadook (2014)

Em o Babadook, Amelia Vannick não é uma pessoa exatamente ruim, mas está lindando com um dos momentos mais difíceis de sua vida. Após perder o marido num acidente violento de carro, ela precisa lidar com uma entidade que está assombrando sua casa e seu filho irritante. Não é só um filme sobrenatural, mas também um filme de terror psicológico mostrando os anseios e dificuldades de se criar sozinha uma criança problemática. Todo o desenvolvimento da personagem debaixo dessa pressão acaba se tornando algo realmente perturbador.


9Pamela Voorhees (Sexta-Feira 13, 1980)

Betsy Palmer como Pamela Voorhees em Sexta-Feira 13 (1980)

Muita gente reconhece a máscara de hockey, a machete, e o assassino sobrenatural que persegue suas vítimas, mas a verdade é que Jason não aparece na franquia Sexta-Feira 13 com sua máscara icônica até o 3º filme. No primeiro filme, é revelado que a pessoa responsável pelas mortes dos jovens de Crystal Lake, é na verdade a senhorita Pâmela Voorhees, se vingando daqueles que foram transar e se drogar deixando seu filho morrer afogado, muitos anos atrás. É uma das melhores viradas dos filmes slashers, e a personagem é referenciada em outros filmes depois.


10Norma Bates (Psicose, 1960)

Vera Farmiga como Norma Bates em Bates Motel (2013)

A última mamãe é realmente uma das mais memoráveis da história do cinema, mesmo não atuando de forma tão significativa no filme em que a deixou famosa. Em Psicose, a Srta. Norma Bates é uma pessoa reclusa em sua casa ao lado do hotel que coordena com o filho, mas consegue exercer uma grande influência nele. Não é a melhor mãe do mundo, e isso contribui com certos picos de psicopatia do garoto. Você pode assistir toda essa evolução no seriado Bates Motel, que serve como prequel do clássico de 1960.


Sei que faltaram muitas mães sombrias por aqui, então por favor deixa ali nos comentários qual você sentiu falta, e qual dessas que a gente mostrou é a sua preferida. Teremos mais listas com esse tema num futuro, então fique ligado aqui no website e também no canal!

10 Mães Macabras dos Filmes de Terror | Vídeo

Veja Também!

Links da Hora do Terror

Twitter | Instagram | Facebook | Google+

  • Boa seleção de mãe! Só não sei se Ripley contaria, talvez a rainha Xenomorfa, em seu lugar. 8)

    • Hahaha, olhando por esse ponto de vista, também acho que deveria ter mudado xD